Lançamento de “Humano” e MIDITerapia: um mergulho no universo experimental de VAntonio

25/10/2019

Reconhecido por sua sensibilidade experimental e criativa, Vinicius Antonio aka VAntonio é um apaixonado por diversas formas de arte. O paulistano se desdobra entre a produção de trilhas sonoras, vídeos, fotografia e também, a cozinha. Ainda não menos importante, a arte da música faz parte de sua vida desde 2016. Nesse ramo, Vinicius vem construindo e consolidando um trabalho inerente e acessível.

Diferente da maioria dos artistas da indústria, ele não buscou a discotecagem. Suas apresentações baseiam-se em live acts com seu próprio setup, tendo sons experienciais como plano de fundo. Mesmo que despretensiosamente, VAntonio vai criando em seus sets sua identidade sinestésica e nos convida a encontrá-la.

Debut

Humano é primeiro álbum do artista e foi lançado através da D-EDGE Records Black no dia onze deste mês. Melodicamente, o disco traz sons texturizados, permeando por sonoridades tribais, pianos e beats imersivos.

Não por acaso, Humano traz as dificuldades e experiências mais humanas de VAntonio: desde o inicio da criação do álbum em 2017 passando por um hiato e diferentes fases como parte de seu esforço e dedicação. O álbum foi masterizado na Alemanha pelo engenheiro de áudio Hannes Bieger, conhecido por seus trabalhos também para Gui Boratto, Marcel Dettmann, Ben Klock, Steve Bug, Mano Le Tough, Tale of Us e muitos outros.

Projeto miditerapia

Em paralelo ao seu trabalho pessoal, o projeto MIDITerapia nasceu também em 2016 essencialmente voltado aos novos produtores musicais do cenário eletrônico. Mais do que sua paixão pela música, o intuito é compartilhar conhecimento de forma descentralizada.

Diferente das edições anteriores, os workshops desta vez serão realizados de forma gratuita, mas sem deixar de lado o conceito humano que possui. "O MIDITerapia não pretende ser sempre gratuito, mesmo porque nem estrutura para isso tenho ou pretendo ter. Aceitamos sim, apoio humanitário, como lugar para dormir, transporte, alimentação, divulgação, etc..., e isto de alguma forma sempre tivemos", explicou VAntonio.

Neste ano, o projeto se concentrará em localidades escolhidas justamente para além das conhecidas metrópoles do país: 26/10 em Belém, no Pará (vagas encerradas), 02/11 em Manaus, no Amazonas, e 09/11 em Porto Velho, Rondônia. "Desde o início meu desejo é fazer isso no Brasil todo (em todos os estados). Norte e Nordeste possuem uma carência evidente com relação a isso e, as aulas ocorrerão gratuitamente agora graças aos apoiadores e um planejamento que já vem há mais de ano. A ideia é ter cada vez mais pessoas envolvidas, mais edições (gratuitas e não gratuitas), mas sempre acessíveis".

Além disso, os alunos poderão contar com uma atenção direcionada durante as oito horas de aulas, já que os eventos de MIDITerapia são limitados para apenas 10 pessoas. "Quero manter a qualidade no ensino e sei que contendo o número de participantes ajuda no aprendizado geral", disse.

Para saber mais sobre o MIDITerapia

Pré-requisitos: ter acima de 18 anos e possuir um notebook/desktop com Windows/Mac instalado, além da versão Ableton Live 10 Suite, que está disponível de forma gratuita por 30 dias para àqueles que ainda não o adquiriram.

Todas as informações você encontra na página de eventos do MIDITerapia, e demais dúvidas podem ser sanadas direto com VAntonio através do e-mail: euvou@miditerapia.org.